Lançamento do Observatório dos ODS

CIEDUR e a Red Género y Comercio colocam à disposição do público em geral o Observatorio de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS)* – Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –con enfoque de gênero para os países do Mercosul.

O Observatório

Parte do Projeto «Justicia económica con equidad de género», o Observatório é realizado com o apoio financeiro de Liderando Desde el Sur y Fondo de Mujeres del Sur Fondo Fms.

Contém informação atualizada em março de 2019 sobre o ODS 5 “Lograr a igualdade de gênero e empoderar a todas as mulheres e meninas”. Foi realizado com base em informações oficiais que estavam dispersassem diferentes sites e oferece um olhar crítico ao avanço das metas colocadas.

Algumas observações:

  • Somente Uruguai reconhece e conta com marco jurídico para promover, fazer cumprir e supervisar a igualdade e a não discriminação por motivos de género.
  • Apesar de ser um flagelo social, não há informação sobre violência de gênero. Apenas o Uruguai informa a porcentagem de mulheres que sofreram violência: 17,9% das mulheres que tiveram um relacionamento, e esse número aumenta entre as menores de 35 anos (cerca de 30%).
  • Brasil e Paraguai são os países com níveis de matrimônio infantil (menores de 15 anos) mais elevados. No Brasil, 5,9% (2013), e no Paraguai, 3,6% (2016). A média para a América Latina é de 6,8%.
  • A taxa de gravidez na adolescência dos países do Mercosul e América Latina é similar e uma das mais altas do mundo: 64-68 mulheres entre 15-19anos a cada mil.
  • As mulheres realizam três vezes mais do que os homens o trabalho necessário para o mantenimento e reprodução da vida humana.
  • Na Argentina, cerca de 40% das bancadas parlamentares estão ocupadas por mulheres; no Uruguai, somente 20%; no Paraguai, 14%; e no Brasil, 11%.
  • A participação das mulheres em cargos de direção é de 40% no Brasil. Na Argentina e no Uruguai, em torno de 30-33%.
  • As mulheres argentinas têm menor acesso ao uso de métodos anticonceptivos e maior demanda de planificação familiar insatisfeita, o que significa um menor exercício dos direitos de saúde sexual e reprodutiva.

Contribuir com os dados do Observatório

Aspiramos incluir os sites informes que as organizações da sociedade civil elaboram acerca da temática. Participar

 

* Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) conformam um conjunto de objetivos globais adotados em 2015 pelos países da ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todas e todos como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Cada objetivo tem metas específicas que devem ser alcançadas até 2030.

 

29/0402019

Category: Artigos, Notícias e atividades · Tags:

Comments are closed.