Quem somos

O enfoque de gênero tem sido utilizado para pensarmos como as relações sociais e os papéis atribuídos a homens e mulheres têm tido uma valorização desigual e por tanto uma hierarquia que foi “naturalizando” a subordinação das mulheres.

Entretanto, nos últimos anos a divisão social do trabalho tem sofrido importantes modificações. Se por um lado é possível constatar que a situação das mulheres melhorou devido ao aumento do nível de instrução e ao crescente ingresso no mercado de trabalho, por outro, perduram ainda desigualdades nas condições de trabalho e nas remunerações entre os sexos, dentre outras.

A persistência das desigualdades gera uma situação de vulnerabilidade para as mulheres que impede o aprofundamento da democracia e a vivência da cidadania para todos.

Ao mesmo tempo, as relações de gênero na sociedade vêm acompanhadas de relações sociais desiguais de classe, raça e etnia, determinantes da construção de inúmeras discriminações e injustiças, e dando base a um modelo civilizatório injusto e insustentável.

Por isto, o Instituto EQÜIT está empenhado em contribuir para o alcance da autonomia das mulheres como sujeitos de direitos e com a igualdade entre mulheres e homens como uma questão de direitos humanos e condição para a justiça social e a possibilidade de transformação profunda do modelo de desenvolvimento e em definitiva do Planeta que habitamos.