CICLO DE DEBATES FEMINISMOS 01: com Silvia Federici – As bruxas, a domesticação do corpo das mulheres e a acumulação capitalista

14117779_958755287570134_2253836091840006653_n

Diante dos desafios da nova conjuntura política nacional e internacional, o Instituto EQUIT está promovendo o Ciclo de Debates: “Feminismos Hoje: Diálogos Difíceis, Diálogos possíveis”, como forma de atualizar o debate feminista no país e qualificar a inserção das mulheres na agenda de resistências que se apresenta atualmente para os movimentos sociais.

Aproveitando a passagem de Silvia Federici pelo Brasil, o Instituto Eqüit teve a alegria de abrir o Ciclo de Debates com uma palestra da feminista nesta terça-feira, dia 30 de Agosto, que foi transmitida ao vivo pelo Canal do Instituto no Youtube, e que permanece disponível online e cujo tema foi “As bruxas, a domesticação do corpo das mulheres e a acumulação capitalista”.

 

A corrente teórica defendida por Federici é fundamental para entender o processo histórico e político que determinou o papel das mulheres no capitalismo, e a importância das lutas feministas e das políticas dos “comuns” diante das agressivas estratégias do capital globalizado.
Silvia Federici, além de militante e teórica feminista, é professora da Universidade de Hofstra em Nova Iorque. Federici é co-fundadora do Coletivo Feminista Internacional (1972) e do Comite para Liberdade Acadêmica na África (1990). Ela é autora dos livros “Revolução a Ponto Zero” (2012) e “O Caliban e a Bruxa: Mulher, Corpo e Acumulação Primitiva (2004)”.

Consideramos fundamental integrar novas reflexões e saberes que têm sido ampliados nos últimos anos dentro do feminismo, com as contribuições da economia feminista, da economia dos cuidados com a reprodução da vida, das ideias e posicionamentos ecofeministas, dentre outras reflexões que queremos aproximar.
Promoção: Instituto EQUIT – Gênero, Economia e Cidadania Global

Apoio: Fundação Heinrich Boell e Fundação Ford.

Comments are closed.