As Mulheres na Rio+20

Com esta publicação, o Instituto EQUIT busca contribuir com os debates que a Rio+20 atualizou e deixou palpitantes na agenda nacional e internacional em torno dos temas da sustentabilidade e da responsabilidade coletiva com a vida no planeta.
A realização da Cúpula dos Povos por Justiça Socioambiental e do Território Global das Mulheres em forma simultânea à Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20 realizada no Brasil em 2012, nos deu a oportunidade de chamar novamente a atenção global para a agenda dos movimentos sociais em torno ao meio ambiente e os bens comuns da humanidade e às ameaças que pesam sobre eles.

O livro busca fortalecer a reflexão nos temas ambientais e da justiça socioambiental na perspectiva de gênero e também do ponto de vista feminista,  tanto a partir dos debates no âmbito da ONU e outros espaços internacionais que estão negociando estas questões, como  a partir da perspectiva dos movimentos sociais e das disputas em torno do modelo de desenvolvimento local e globalmente.

Ele traz um leque de visões e posições diversas, que compuseram a participação das mulheres no âmbito da Conferencia oficial e na Cúpula dos Povos propondo-se como um resultado concreto de tais processos.

Consideramos assim importante este registro no sentido das possibilidades que oferece para fortalecimento do debate dentro dos movimentos sociais, em particular de mulheres, e na sociedade de forma geral.

Boa leitura!

Mulheres-na-Rio+20-web

Comments are closed.